Quando serão as inscrições do Enem 2016

Uma das provas mais importantes do Brasil atualmente é o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é fornecer ao estudante que prestará o Enem 2016, informações importantes sobre a sua estrutura, como os estudantes poderão utilizar as notas obtidas para concorrer a vagas em instituições públicas e particulares (PROUNI e SISU), financiar os estudos (FIES), concluir o ensino médio ou até mesmo estudar nas melhores universidades do mundo (Ciências sem Fronteiras).

imagem-inscrições-enem-sisu-prouni-2016 (1)

Inicialmente o Enem foi criado com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas públicas do país, mas desde o ano de 2009, o Enem passou a adotar uma estrutura, conhecida como Novo Enem. Neste novo modelo os estudantes passaram a resolver 180 questões de múltipla escolha e desenvolver uma redação em dois dias de prova (sábado e domingo).

Cronograma e Inscrições do Enem 2015

As datas das inscrições, da aplicação das provas, da divulgação dos gabaritos e também do resultado do Enem 2015 [link], ocorrem em períodos específicos, ano a ano, sendo as inscrições realizadas entre maio e junho. A previsão é de que o cronograma do Enem será semelhante ao adotado nas edições anteriores, com inscrições no primeiro semestre, provavelmente no mês de junho e a aplicação das provas e a divulgação dos resultados no último trimestre do ano.

No sábado os estudantes terão que resolver, em 04 horas e 30 minutos, as 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo os estudantes dispõem de 05 horas e 30 minutos de prova, pois, além das noventa questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos e Matemática, os estudantes deverão desenvolver uma redação com o tema proposto. Em até três dias após a realização do exame serão disponibilizados aos estudantes os gabaritos oficiais. Porém, o resultado sairá somente cerca de dois meses depois das provas e pode ser conferido através do site http://www.enem.inep.gov.br/.

Os estudantes poderão utilizar o desempenho obtido no Enem 2015 para se inscrever nos programas do governo federal, como Prouni e Sisu. Além disso, a participação no Enem também é um fator necessário para quem deseja financiar os estudos, através do FIES, e para quem deseja obter certificação de conclusão de ensino médio. A participação no exame pode ainda ser utilizado para estudantes universitários concorrerem a bolsas no exterior, pelo programa Ciência sem Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.