Inscrições do Enem 2015: Quando começam?

Como inscrever no ENEM 2015: Se você pretende participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vamos lhe explicar o que deve ser feito para efetuar corretamente a inscrição e ter o registro validado. Não há nenhuma complicação, mas só podem realizar as provas os candidatos que tiverem as inscrições confirmadas.

As provas serão aplicadas em outubro, mas o período de inscrições do ENEM 2016 começará bem mais cedo, geralmente em maio. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsáveis pelo Exame, recebem as inscrições dos interessados até o começo de junho. Quem perde o prazo também perde a chance de realizar as provas no mesmo ano, mas pode se inscrever normalmente na edição seguinte.

As provas são destinadas aos estudantes que estão concluindo o ensino médio e que pretendem utilizar as notas para ingressar em alguma instituição de curso superior, bem como às pessoas que querem obter o certificado de conclusão do ensino médio do Enem 2016. Os alunos que estão terminando o segundo ano também podem se inscrever no Exame para sentir na pele como funciona, já adquirindo experiência.

imagem-inscrições-enem-sisu-prouni-2016 (1)
 

Como fazer inscrição no ENEM 2016?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal do INEP. Durante o registro é necessário criar uma senha que será utilizada em todo o processo. O candidato precisa ter em mãos os números do CPF e RG, nome e endereço completo. Além disso, deve-se escolher a cidade onde pretende realizar as provas, informar sobre a situação escolar e perfil socioeconômico.

Também durante a inscrição é preciso fazer a opção do idioma para as questões de língua estrangeira. As alternativas são Inglês e Espanhol. É no registro, por exemplo, que a pessoa deve informar sobre uma eventual necessidade de atendimento especial nos dias de prova.

Ao fim da inscrição o candidato deverá imprimir o boleto referente ao valor da taxa ou, se for membro de família de baixa renda, optar em declarar carência e pedir isenção no ENEM 2015. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública já estão isentos do valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.