Ao chegar ao final do Ensino Médio e, agora, também nos cursinhos pré-vestibular, muitos alunos questionam-me sobre o tempo de que dispõem para fazer a redação no vestibular. Quando afirmo que possuem, no máximo, 60 minutos, muitos começam a fazer contas e percebem que isso é muito menos do que o tempo que gastam com as redações semanais.
Não se pode, no entanto, desprezar a redação no vestibular, pois ela é classifícatória, como a definiu o Ministério da Educação. E o que fazer nessa uma hora destinada a ela? O que fazer se deu branco, se o coração está pulando no peito e uma porção de pensamentos vem à cabeça? Algumas coisas, nessa hora, são fundamentais.
Não se pode, no entanto, desprezar a redação no vestibular, pois ela é classifícatória, como a definiu o Ministério da Educação. E o que fazer nessa uma hora destinada a ela? O que fazer se deu branco, se o coração está pulando no peito e uma porção de pensamentos vem à cabeça? Algumas coisas, nessa hora, são fundamentais.
Abaixo, darei algumas dicas de como aproveitar bem o tempo destinado à redação no vestibular:
- Leia o enunciado da redação e nunca inicie o texto sem entender o que se pediu na proposta;
- Observe se o enunciado tem duplo encaminhamento, isto é, se apresenta dois aspectos não necessariamente antagônicos como, por exemplo, “Sustentabilidade e Urbanização" ou “A legalidade da união homoafetiva e o poder da Justiça no Brasil;
- Faça uma lista de questionamentos que deseja abordar em seu texto. É importante anotar essas ideias. Lembre-se de que a pressão do momento pode fazê-lo esquecer. Feito isso, hierarquize: quais as mais importantes? Quais as que você teria dificuldade em argumentar e contra-argumentar?;
- Inicie o rascunho do seu texto. Não gaste mais que meia hora nisso. Corte o que julga desnecessário, acrescente exemplos concretos e, se conseguir, coloque já um título;
- Guarde a folha de redação e faça as questões. Não se esqueça de que não é à toa que a redação vem no início da prova;
- Volte ao texto e verifique se repetiu palavras, se usou corretamente os pronomes relativos e regências verbais e nominais. Isso ajudará a verificar se a redação é coesa. Pense como um corretor e desapegue-se da sua criação;
- Pode parecer besteira eu dizer isso, mas verifique se seu texto é coerente com o tema pedido;
- Sonde seu texto a fim de verificar se os exemplos são atuais e consistentes para convencer o leitor;
- Evite ser rebuscado. Use uma linguagem com a qual esteja acostumado. Pegar palavras de um jornal empoeirado ou de antigos discursos de paraninfos, na maioria das vezes apenas deixa o texto pomposo, mas não é eficaz;
- Passe seu texto a limpo. Preste atenção no tempo gasto nisso tudo;
- Releia seu título. Se não for satisfatório, experimente retirá-lo da conclusão para dar a impressão de que o texto é coeso por inteiro;
- Sempre prefira títulos contendo metáforas e evite, como o diabo foge da cruz, a combinação “artigo + substantivo”;
- A redação está feita. Mesmo que puder, não leve o rascunho do texto para casa. Isso só aumentaria sua angústia até o dia do resultado do vestibular.
É isso, meu amigo.
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