Atividade de interpretação – Sob pressão

Recentemente publiquei dois artigos nos meus sites de Língua Portuguesa para ao Enem.

- http://portuguesprapassar.net/sob-pressao-exercicios-de-vocabulario/

- http://maiseducativo.com.br/sob-pressao-exercicio-de-interpretacao/

A partir desses dois artigos eu montei esta atividade na qual faço uma comparação entre dois textos. Dessa comparação surgiu as atividades de hoje, algumas perguntas de interpretação de texto que podem ajudar vocês, estudantes, a melhorar nesse quesito tão exigido no Enem.

imagem-inscrições-enem-sisu-prouni-2016 (1)

Texto 1

SOB PRESSÃO

Elias José

Não contei pra ninguém de casa que era promessa, mas pra Marineide não pude esconder. Ela era minha namoradinha na escola. Meu tio dizia que não era bom ficar namorando, pra não me prender de amores, coisa proibida pra padre. Fiquei com aquele "prender de amores" na cabeça e, francamente, não sei se já não estava preso. Eu, que gostava de sair pra praça e de estudar com Marineide, de repente me gelei. Ela, que era minha namoradinha, como diziam na escola, e a gente gostava de ouvir, recebia minha indiferença. Era indiferença só por fora, mas era. Ela quis saber a razão do desprezo, perguntou se não era fofoca dos outros. Achei que não era certo ficar enganando uma pessoa tão boa. Disse que gostava um tantão dela, mas não podia ser. Contei a promessa. Marineide ficou vermelha, passou os braços nos olhos. Não tive coragem de ficar olhando se era lágrima mesmo ou se estava fingindo, como as namoradas nos filmes e novelas.
Marineide não soube segurar a língua nos dentes e contou pra dona Amália, a professora de História. Dona Amália veio me convencer de que a gente deve ser o que tem vocação, que era melhor esquecer a promessa, ou trocar por outra. Ninguém sabe o que quer ser logo nos primeiros anos de ginásio. Nem os meninos do colegial sabiam, como eu ... Meu tio estava errado de me fazer prometer uma coisa dessas. Não que a profissão fosse ruim, como meu pai afirmava, mas precisava de vocação, mais do que qualquer outra.
Fiquei confuso, tinha de cumprir a promessa, pois titia estava em casa, curada. Era bom sentir ela lá, alegrando a gente, mesmo vivendo um pouco distante.
O dia que vi o lencinho branco, bordado com capricho por titia, todo manchado de sangue, fiquei duvidando do valor da promessa. Se não estava curada, eu poderia ser fazendeiro, logo que acabasse o ginásio. Meu pai até me prometeu pôr, se eu quisesse, numa escola agrícola, o que seria uma boa. Minha cabeça doía de pensar. Até evitava muito contato com a Paineira, pra não sofrer depois. Era um sacrifício, pois eu sempre gostava de mexer com os bezerros novos, separar as vacas, curar bicheiras delas, ajudar no plantio ou nas colheitas, sair galopando o meu Russo sem pensar em nada. Nem cuidar do Russo, minha paixão, estava cuidando. Tudo por causa daquela bendita promessa que não adiantou pra nada, pois titia punha sangue no lencinho branco.
Quem sabe foi a minha falta de fé, ao fazer a promessa, que fez titia piorar? Pensar assim é que me doía mais. Comecei a repetir diariamente a promessa, como me aconselhou tio Messias, pra não me esquecer dela e pra Santa Filomena se lembrar sempre de titia.

Os que podem voar. Belo Horizonte, Comunicação, 1981. p. 28-30 — Coleção do Pinto.

VOCABULÁRIO

  • francamente – sinceramente
  • indiferença – desprezo
  • vocação - tendência para determinada atividade; inclinação

TEXTO 2

Classe mista

Carlos Drummond

Meninas, meninas,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá."
Por que sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso?

Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979. p. 53.

Atividade

Leia os dois textos e responda:

1.  Quanto ao lugar, há alguma semelhança entre os textos?

2.  Nos dois textos, há algum obstáculo para o namoro dos jovens?

3.  Qual dos dois textos aborda apenas o tema do amor?

4.  Além do amor, que outro tema é abordado no texto Sob pressão?

5.  Qual dos dois textos lhe agradou mais?

Gabarito dos exercícios

1. Os dois namoros se desenvolvem na escola.

2. Sim, no 1, o menino prometeu ser padre e, no 2, há a separação dos meninos e das meninas.

3. Classe mista.

4. A liberdade de escolher o caminho pela vida.

5. Resposta pessoal.

Um comentário:

  1. Bem interessantes. São também úteis para trabalhar a mudança social, o comportamento dos jovens diante da dúvida e do amor, mudaram ou não?

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.