Você sabe como se classificam as cantigas de amigo? Nas cantigas de amigo há uma sub-classificação que deve ser levada em conta, de acordo com alguns acontecimentos que as direcionam:
1. Albas: Acontece quando os amantes passam a noite juntos e, entristecidos, veem o dia amanhecer. O amado deve ir embora ao alvorecer. Nelas, os pássaros cantam, avisando que chegou ao fim a noite e é tempo de partir.
2. Barcarolas: São classificadas desta maneira quando a mulher sozinha fala sobre o bafordo ou fossado (serviço militar), lamentando que estejam sendo construídas as barcas do rei, significando que logo os soldados partirão para a guerra.
3. Bailias ou bailadas: Narram temas relacionados a festas, bailes onde ambos estiveram juntos e, após isso, se separam.
4. Marinhas: O assunto deste tipo de cantiga são os banhos de mar, ocasião notável para que ambos, amado e amada, estivessem juntos.
5. Romaria: Narram recordações de um tempo em que, estando ainda o amigo presente, iam em bandos pelas estradas, em companhia de outros casais, visitar os santuários religiosos.
6. Pastoreias: O assunto, sob forma de recordação, é a alegria de estar ao lado do amado-pastor e ter passado com ele os melhores dias possíveis.
7. Dialogadas: Consistem em diálogos entre a mulher queixosa e a natureza, mãe ou amigas, sempre a perguntar sobre o amado.
8. De fonte, de tear: São cantigas tristes, que falam da saudade, a ausência do amado. Nelas, a amiga está tecendo, buscando água, conversando sobre a falta que o amado lhe faz.
"Estava a formosa seu fio torcendo,
Sua voz harmoniosa, suave dizendo
Cantigas de amigo.
Estava a formosa sentada, bordando,
Sua voz harmoniosa, suave cantando,
Cantigas de amigo.
Por Jesus, senhora, vejo que sofreis
De amor infeliz, pois tão bem o dizeis
Cantigas de amigo.
Por Jesus, senhora, vejo que andais com penas
de amor, pois tão bem cantais
Cantigas de amigo.
— Abutre comeste, pois que adivinhais."
Veja agora um exercício indicado pelo nosso outro site de Língua Portuguesa, o Mais Educativo sobre o assunto:
1. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
2. Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:
a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de "senhor", isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa.
b) O teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais.
c) O marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema "Camões". Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois, com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.
d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia.
e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.
3. (Faap) - Releia com atenção a estrofe:
Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma linguística é usualmente empregada no falar atual. Contudo na Idade Média, como se observa nas catingas medievais, a palavra amigo significou:
a) colega
b) companheiro
c) namorado
d) simpático
e) acolhedor
4. (Vunesp) - Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:
a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de "senhor", isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa.
b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais.
c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema "Camões". Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.
d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia.
e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.
5. (Mackenzie) - Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
Este é um exercício bastante simples de Literatura a partir de períodos literários que tenho trabalhado em sala de aula. Neste caso, falava sobre poesia trovadoresca. Faça o exercício abaixo e, depois, a lista que apresento.
6. Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.
Ainda tem dúvidas sobre o Trovadorismo?
Inicia-se em meio ao feudalismo, durante a consolidação de Portugal como um reino independente de Leão. A Primeira Época Medieval (do século XII ao início do século XV) termina em 1418, ano em que Fernão Lopes é nomeado guarda-mor da Torre do Tombo.
Quais as características do Trovadorismo?
- Teocentrismo
- Moralismo religioso
- Literatura espiritual
- Amor cortês (amor educado e comedido típico da Corte)
- Vassalagem amorosa (servilismo do trovador em relação à dama)
- Espírito de aventuras (novelas de cavalaria)
- Predomínio do sentimento.
- Como foi a produção literária deste período
As Cantigas Líricas:
de Amor (o "eu-poético" é masculino, declarando seu amor a uma mulher);
de Amigo (o "eu-poético" é feminino, lamentando a ausência do amado).
As Cantigas Satíricas:
de Escárnio (zombam indiretamente de alguém);
de Maldizer (satirizam diretamente uma personagem qualquer).
Estas eram composições feitas para serem cantadas com acompanhamento musical e dança.
As Novelas de Cavalaria:
Originárias das canções de gesta (narrativas de temas guerreiros), as novelas de cavalaria passaram a ser traduzidas, circulando em Portugal a partir do século XIII.
O herói era um cavaleiro medieval que defendia o bem contra o mal passando por muitas aventuras.
Concebido segundo os padrões da Igreja, o cavaleiro era casto, fiel e dedicado à honra cristã.
As novelas do ciclo bretão (que têm o rei Artur ou seus cavaleiros como heróis) caíram no gosto popular português, como Amadis de Gaula (o romance de Amadis e Oriana) e A Demanda do Santo Graal (o cálice sagrado, encontrado pelo cavaleiro vitorioso, Galaaz).
7. Em meados do século XIV, a poesia trovadoresca entra em decadência, surgindo, em seu lugar, uma nova forma de poesia, totalmente distanciada da música, apresentando amadurecimento técnico, com novos recursos estilísticos e novas formas poemáticas, como a trova, a esparsa e o vilancete.
Assinale a alternativa em que há um trecho representativo de tal tendência.
a) Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d'amor!
b) Êstes olhos nunca perderán,
senhor, gran coita, mentr'eu vivo fôr;
e direi-vos fremosa, mia senhor,
dêstes meus olhos a coita que han:
choran e cegan, quand'alguém non veen,
e ora cegan por alguen que veen.
c) Meu amor, tanto vos amo,
que meu desejo não ousa
desejar nehua cousa.
Porque, se a desejasse,
logo a esperaria,
e se eu a esperasse,
sei que vós anojaria:
mil vezes a morte chamo
e meu desejo não ousa
desejar-me outra cousa.
d) Amigos, non poss'eu negar
a gran coita que d'amor hei,
ca me vejo sandeu andar,
e con sandece o direi:
os olhos verdes que eu vi
me fazen ora andar assi.
e) Ai! dona fea, foste-vos queixar
por (que) vos nunca louv'em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar,
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar.
dona fea, velha e sandia!
Gabarito dos exercícios
1 - A
2 – C
3 - C
4 - C
5 - A
6 - B
7 - C
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