Atividades sobre coerência usando revistas

exercício-enem-interpretacao-descomplica (8)Muitas informações são importantes para aqueles que farão o Enem. Uma delas é que as provas Enem 2017 também darão opção para concorrer a bolsas de ensino em instituições com ensino superior através do Prouni (Programa Universidade para Todos) exclusivo para as universidades privadas, podendo concorrer a bolsas integrais e parciais de até 50%; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que é utilizado como financiamento de mensalidades de cursos superiores com juros baixos. pensando nisso, nos desafios que vêm pela frente é que trazemos estas atividades que trabalham com as competência exigidas pelo Enem.

LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 08.

TEXTO I

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QUESTÃO 01 (Descritor: identificar marcas de articulação no processo de construção do texto.)

Assunto: Como se produz sentido/coerência e coesão no processamento do texto.

Em todos as alternativas, destacou-se um recurso explorado na construção da página intitulada “Brasil Confidencial”, produzida pela revista Isto é, EXCETO em

A) abordagem de diferentes temáticas relacionadas ao País.

B) associação de textos de diferentes gêneros.

C) uso de um tom crítico na maioria das produções.

D) exploração de conceitos por meio de analogias.

 

QUESTÃO 02 (Descritor: reconhecer em um texto marcas decorrentes de identificações políticas ou ideológicas.)

Assunto: Como se produz sentido/característica do enunciador na construção de valores e sentidos.

É possível perceber um ponto de vista do locutor de um dos textos apresentados em

A) “(...) com elementos que vão emocionar a esquerda brasileira.”

B) “(...) e trocou-as pelo acesso ao conteúdo na internet.”

C) “De R$ 100 mil por mês, o gasto caiu para 8 mil.”

D) “São 17 títulos como carnavalesco principal e cinco como co-autor.”

 

QUESTÃO 03 (Descritor: relacionar dois textos a partir do conteúdo que apresentam.)

Assunto: Como se produz sentido/relação entre textos.

Tomando como base a leitura do texto “E o Mensalão Mineiro...”, assinale a alternativa cujo dito popular MAIS se aproxima do conteúdo crítico do texto.

A) “Quem não deve não teima.”

B) “(...) lavo as minhas mãos.”

C) “Quem tem boca vai a Roma.”

D) “A oportunidade faz o ladrão.”

 

QUESTÃO 04 (Descritor: relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ironia.)

Assunto: Como se produz sentido/procedimento de leitura.

Assinale a alternativa que corresponda a uma análise CORRETA do texto “E o mensalão Mineiro...”.

A) Fernando Brum faz uma crítica específica a Minas, pois acredita que apenas os políticos mineiros estão envolvidos em escândalos políticos.

B) A palavra “cartório”, que aparece na expressão “culpa no cartório”, ganha uma dimensão específica em função da placa em forma de seta ao lado da caricatura de Fernando Henrique Cardoso.

C) A fila atrás da caricatura do ex-presidente faz referência ao fato de os cartórios mineiros serem muito cheios em relação aos de outros estados.

D) O ex-presidente assume, pela ilustração, parte da responsabilidade pelos escândalos envolvendo políticos no País.

QUESTÃO 05 (Descritor: identificar uso de procedimento intertextual na construção do texto.)

Assunto: Como se produz sentido/procedimento de leitura.

O texto “Comercial dos Estudantes” depende de conhecimento prévio do leitor para ser adequadamente interpretado. Essa afirmação pode ser confirmada pelo seguinte trecho do texto:

A) “Depois de muita discussão, o ministro da Educação, Fernando Haddad, conseguiu emplacar um comercial (...).”

B) “(...) para emplacar o Pro-Uni, o programa de bolsas universitárias do governo, com elementos que vão emocionar (...)”

C) “Ao som de “Caminhando”, de Geraldo Vandré, um grupo de jovens caminha em direção à câmera(...)”

D) “A propaganda começa a ir ao ar na segunda-feira 26.”

 

QUESTÃO 06 (Descritor: depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita.)

Assunto: Como se produz sentido/procedimento de leitura.

De acordo com o texto, Toma-lá-dá-cá com Marta Suplicy, é CORRETO afirmar que

A) a Copa de 2014 representará para o Brasil um importante momento esportivo e cultural, uma vez que o País nunca sediou um evento da dimensão da Copa.

B) o futebol pode ser positivo para o Brasil à medida que conta com grandes nomes reconhecidos mundialmente.

C) o governo vai planejar ações em todo o País para garantir a segurança dos turistas, já que esse aspecto é de extrema importância para os estrangeiros.

D) o turismo não estará focado apenas nos jogos; há um interesse de que o turista tenha opções de passeio para antes e depois dos jogos.

QUESTÃO 07 (Descritor: identificar índices contextuais e situacionais, como marcas dialetais, níveis de registro e uso de jargões ou gírias que permitem identificar o locutor.)

Assunto: Como se produz sentido/variação linguística.

NÃO há registro de oralidade na construção dos textos em

A) “Foi o primeiro a azeitar a sua ideia de privilegiar a indústria nacional (...).”

B) “O presidente interino do Senado, Tião Viana, abortou a megaobra de um novo anexo (...).”

C) Ele quer entrar no livro dos recordes como o maior vencedor da história dos desfiles das escolas de samba.”

D) “A diretora de Gás e Energia da Petrobrás, (...), irá à Câmara para explicar as razões do desabastecimento de gás.”

 

QUESTÃO 08 (Descritor: analisar as relações semânticas em segmentos do texto.)

Assunto: Como se produz sentido/relação entre título e texto.

A seção apresentada se intitula “Brasil Confidencial” e trabalha temas diversos. A respeito do título da seção, é CORRETO o que se afirma em

A) Antecipa para o leitor o conteúdo polêmico dos textos da seção.

B) Aponta apenas para o tratamento de assuntos relacionados à política.

C) Sugere uma sutil ironia também observada em alguns textos da seção.

D) Evidencia que ainda hoje há assuntos proibidos no Brasil.

Gabarito dos exercícios

 

QUESTÃO 01

D

QUESTÃO 02

A

QUESTÃO 03

D

QUESTÃO 04

B

QUESTÃO 05

C

QUESTÃO 06

D

QUESTÃO 07

D

QUESTÃO 08

C

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